Eficiência Energética


Da geração de energia ao seu consumo final, a Eficiência Energética significa a busca por melhoria constante na utilização dos insumos energéticos. Para o consumidor final, isto significa a utilização racional e inteligente da energia, implicando na diminuição do valor das contas.

Este procedimento, além do fator econômico, permite aos agentes do setor elétrico (empresas de geração, transmissão e distribuição) aumentar a oferta de energia de forma barata e sustentável.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o Brasil desperdiça em ineficiência o equivalente a uma usina Belo Monte por ano (4.600 MW médios). O volume seria suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o País.

Eficiência energética pode ser definida como a possibilidade de otimização no consumo de energia, ou seja, a utilização racional da energia gerada.

Existem dois fatores para o desperdício de energia, os físicos e inevitáveis e o mau aproveitamento da energia gerada, pois a energia que chega ao consumidor, nem sempre é devidamente aproveitada.

Por meio da implementação de medidas e estratégias é possível combater o desperdício de energia gerado na produção, distribuição e utilização.

O tema eficiência energética se tornará cada dia mais importante, já que a evolução tecnológica, a automatização e a informatização requerem altas doses de energia. Nesse cenário, a economia de energia passa a fazer parte da gestão competente das empresas e também é um significativo diferencial na competitividade.

Eficiencia Energetica
EcoMais 2020 - Todos os direitos reservados